segunda-feira, 27 de abril de 2009

JARDIM DE INFÂNCIA!!!




Gente, essa semana ta bastante puxada, pois o dia da prova ta chegando. To estudando um pouco de tudo, e hj tava lendo sobre as concepções de educação de Friedrich Froebel e pesquisando na net, achei essa mensagem escrita pelo Pedro Bial, muito interessante. Leiam, reflitam e sintam-se a vontade para postarem comentários.


Bjossssss!





TUDO O QUE HOJE PRECISO REALMENTE SABER,


APRENDI NO JARDIM DE INFÂNCIA.





Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no Jardim de Infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia. Estas são as coisas que aprendi lá:


1. Compartilhe tudo.


2. Jogue dentro das regras.


3. Não bata nos outros.


4. Coloque as coisas de volta onde pegou.


5. Arrume sua bagunça.


6. Não pegue as coisas dos outros.


7. Peça desculpas quando machucar alguém.


8. Lave as mãos antes de comer e agradeça a Deus antes de deitar.


9. Dê descarga.


10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você.


11. Respeite o outro.


12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... desenhe.... pinte... cante... dance... brinque... trabalhe um pouco todos os dias.


13. Tire uma soneca à tarde.


14. Quando sair, cuidado com os carros.


15. Dê a mão e fique junto.


16. Repare nas maravilhas da vida.


17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... Nós também .


Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e aí verá como ele é verdadeiro claro e firme.


Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca.Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.. Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos .


"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver".


Pedro Bial

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Dica de Filme



Você já assistiu " Meu Nome é Rádio"? Não? Então não perca tempo, esse filme é "MARAAAA".



Tive a oportunidade de assisti-lo como tarefa da disciplina de Educação Especial.

Reflexões e Considerações.

O filme baseado em uma história real, fala sobre o relacionamento entre um jovem negro, portador de necessidades especiais, cujo apelido é Rádio ( devido seu apego ao aparelho) e o professor e técnico de esportes da escola local, Sr. Jones.
As primeiras cenas do filme mostram Rádio livre e feliz, empurrando um carrinho de supermercado cheio de quinquilharias e seu rádio, principal companheiro. No momento em que passa por um beco, para então entrar no centro da cidade, suas feições mudam, Rádio torna-se um rapaz sério, triste e amedrontado, isso devido a exclusão imposta pela sociedade, que vê Rádio como um rapaz doente, incapaz e sem utilidade.
Rádio encontra no treinador Sr.Jones, um amigo e protetor com quem se aproxima aos poucos. Essa aproximação acontece depois que o treinador o salva de uma brincadeira de mau gosto realizada por um grupo de alunos.Tentando recompensar o jovem pelo o acontecido, o treinador faz de com que Rádio participe dos treinos e aos poucos de todas as atividades da escola. Mesmo sendo muito criticado pela sociedade e pela diretora da escola, que o questiona a respeito da presença que um negro e deficiente mental, possa acarretar aos demais alunos, Sr.Jones não entra em discussão e mesmo enfrentando tantos obstáculos a respeito da inclusão de Rádio na escola, o treinador consegue que Rádio se torne o mascote oficial do time de futebol e passe a freqüentar as salas de aula. Vinte seis anos depois, Rádio torna-se o treinador do time de Futebol da Escola T.L.Hanna.
Vale ressaltar, que a amizade entre o treinador e Rádio se dá através da tolerância, pois o treinador o aceita da maneira como Rádio é, em sua essência, sem tentar fazer com que Rádio se torne um ser “normal”, para assim viver em sociedade. Isso fica claro nas cenas em que o treinador o ensina a escrever e Rádio muitas vezes se esquiva, quando Rádio fala a jogada e mesmo assim o treinador não o repreende, pois sabe que Rádio não fez por mau, simplesmente não sabia o que estava fazendo e o treinador assim demonstra que o aceita incondicionalmente.
A aceitação de Rádio pelo treinador, também faz com que o vínculo de amizade se torne cada vez maior, pois quando o treinador o ensina a escrever e Rádio consegue fazer alguns rabiscos, o treinador o aplaude, não exigindo dele maiores resultados. Infelizmente essa tolerância é que faz falta nos seres humanos que habitam a nossa sociedade, somos seres incapazes de lidar e conviver com o diferente.
De nada adianta falarmos de inclusão se não sabemos lidar com o diferente, as escolas que aceitam os portadores de deficiência, devem também aceitar suas condições, suas limitações e estarem preparadas para que esses indivíduos façam parte da escola e não serem contados apenas como mais um aluno.
Se o professor criar um ambiente de aceitação, estimulando seus alunos, tornará o processo de ensino- aprendizagem bem mais fácil.
O filme deixa como lição de vida , a convivência com a diversidade, isso foi mostrado ao longo do filme, onde toda a escola e comunidade passam a ver Rádio com outros olhos, convivendo em harmonia e crescendo como pessoas. Mostrando para o telespectador que nunca é tarde para ajudar, e que essas pessoas portadoras de algum tipo de necessidades, não precisam de nosso sentimento de pena, e sim de nosso respeito.


A utilização de tecnologias na educação não deve ser apenas ilustrativas, pode ser transformadora: acesso a um grande volume de informações, integração com pessoas distantes, acompanhamento em tempo real dos acontecimentos em diversos locais do planeta.
Isso é Tecnologia, é Informação... é Educação!!!





Clique Aqui p/ Imagens e Mensagens de [red]Ursinhos[/red]



~> [red]Novidade[/red] <~ Clique Aqui p/ Adicionar [red]Músicas[/red] ao Orkut